quinta-feira, 20 de junho de 2013

#15 – Resumo da segunda quinzena de Maio e primeira de Julho (Rubrica por João Moura)

Visto que estas duas quinzenas foram das mais movimentadas dos últimos tempos, decidi que desta vez vou falar apenas de um conjunto de projetos destas quatro semanas que, na minha opinião, merecem mais destaque. Se quiserem saber mais sobre outros lançamentos não mencionados passem na página Rap Noticias no Facebook.

Não se esqueçam que estes lançamentos foram todos registados oficialmente até ao dia 15 de Junho e que, apesar de projetos que são muito aguardos pelo público já estarem disponíveis online (sejam leaks ou stream oficiais), não os irei referir até ao próximo post, altura em que já estarão oficialmente lançados.

Lançamentos a ter em conta destas 4 semanas (sem nenhuma ordem específica):

Prodigy & Alchemist - Albert Einstein (Álbum)
Apesar dos últimos projetos de Prodigy não me terem enchido as medidas de modo algum, tinha esperança neste projecto muito devido a Alchemist que não tem parado nos últimos largos meses, sempre com parcerias e projectos impressionantes.
Este não fica atrás, Alchemist leva o álbum para outro nível e Prodigy faz bem o seu papel.




Mr MFN eXquire – Kismet (Mixtape)
Depois de ter ouvido em 2011 o álbum “Lost In Translation” passei a levar mais a sério eXquire, mesmo não sendo algo muito fora do vulgar. Nos meses seguintes tivemos o lançamento de outra mixtape que nem merece ser falada, e de um bom EP de nome “Power & Passion”. Desta vez o rapper de Nova Iorque dedicou-se e lançou o seu melhor projecto até à data. “Kismet” é mais dentro do estilo inconfundível de eXquire, mais temática, o que a torna um bom projecto a ter em conta.


Azizi Gibson – Ghost In the Shell (Mixtape)
Depois do lançamento de uma das melhores mixtapes deste ano, a de Underachievers com o carimbo da label Brainfeeder, “Ghost In The Shell” era o que vinha a seguir.
Não desilude em nenhum sentido, é um álbum gratuito com 19 temas, alguns dos quais com que o rapper já tinha vindo a brindar os fãs seja com videoclips ou avanços do projecto. 
Flying Lotus sabe bem quem escolher para a sua label e projetos, e quando chega a altura de o provarem, estes jovens tem respondido à altura.



Gilbere Forte – PRAY (Mixtape)
Um nome desconhecido para mim até à data. Lançou a sua mixtape que é maioritariamente produzida por Raak que também teve algum crédito no sucesso e feedback positivo que a mesma tem tido.
Gilbere Forte parece estar maduro e em boa altura para dar um salto na sua carreira, falta apenas alguém que o agarre.
Baseado na mixtape, poderia ser uma aposta ganha. Um rapper jovem, ambicioso e cheio de vontade de mostrar trabalho.


Action Bronson e Harry Fraud - SAAAB STORIES (EP)
Um nome que nesta altura do campeonato já dispensa apresentações. Directamente de Nova Iorque, junta-se a um dos produtores mais versáteis e falados no panorama de rap americano para lançar este EP. Bronson continua a mostrar-se á altura de todos os desafios que a sua carreira lhe tem proporcionado e mostra bem que nenhum tipo de produtor o intimida.
Depois de trabalhos com Alchemist, Statik Selektah, Party Supplies e agora Fraud, esperemos que estes tipos de colaborações continuem a ser lançadas porque valem bem a pena.


Sweatshop Union – Infinite (Álbum)
Depois de, durante o ano passado, terem lançado um EP que os tornou dos grupos de rap com mais downloads/seguidores na área de Rap na plataforma Bandcamp, os canadianos Sweatshop Union aparecem aqui com o seu terceiro álbum intitulado “Infinite”.
Entretanto limparam os projectos da sua conta na plataforma referida provavelmente devido ao facto de o EP fazer parte deste álbum, na íntegra. É só um ponto negativo num álbum recheado de boa qualidade musical.


The White Mandingos – The Ghetto Is Tryna Kill Me (Álbum)
Murs junta-se a Bad Brains, Darryl Jenifer e Sasha Jenkins para formarem os White Mandingos.
O álbum em questão tem sido alvo de muita propaganda e o feedback tem sido surpreendente.
Confesso que recebi o projecto com um pé atrás mas que gostei do resultado final. Mesmo que a sonoridade varie muito em relação ao que costumo ouvir, o resultado final soa-me bastante bem.


Young Fathers - TAPE TWO (EP)
Depois de em 2011 terem lançado o seu bem-sucedido EP "TAPE ONE", os Young Fathers, grupo da Escócia mas com membros de origem africana (Alloysious Massaquoi, Kayus Bankole e 'G' Hastings), lançaram nos últimos dias a "TAPE TWO".
Tal como o primeiro, este projecto mantém o bom nível, tanto em termos de originalidade, como de musicalidade ou de letras. Por norma não falo de projectos lançados fora dos Estados Unidos, mas quando falo é porque, na minha opinião, são projectos a ter em conta.


P-Money – Gratitude (Álbum)
Já era um projecto aguardado por quem andava atento aos temas que o produtor australiano P-Money ia partilhando na sua conta no Soundcloud como um avanço a esta compilação.
Com muitos nomes sonantes envolvidos no projecto, P-Money mostra bem que consegue dar conta do assunto.
O produtor consegue sem qualquer problema fazer o instrumental perfeito de acordo com o convidado em questão fazendo, por muitas vezes lembrar produtores associados aos artistas em questão.


Sem comentários: