domingo, 9 de dezembro de 2012

1# - 10 Músicas de Rap Nacional (Rúbrica Semanal por João Moura)

10 Músicas de Rap nacional que preencheram o meu dia-a-dia em 2012

O ano de 2012 acabou por ser mais um ano em que dediquei várias horas do meu tempo livre a ouvir e comprar muita música, rap principalmente, e claro sem esquecer o feito em Portugal.
As palavras ditas na nossa língua têm outro sentido e é por isso mesmo que decidi que no primeiro post para o blog do Dréz me iria focar no rap feito no nosso país.

1 – Minus – Juntos ao Luar
Este tema faz parte do EP gratuito de Minus de nome “Distracções”, que foi dos trabalhos que mais me surpreendeu durante este ano. “Juntos ao Luar” é ainda o single do projecto e teve mesmo direito a vídeo oficial. O instrumental é feito por Virtus e encaixa perfeitamente no tema. Vejam o vídeo e façam o download do EP se sentirem este single tal como eu. Usem o link na descrição do vídeo.
http://www.youtube.com/watch?v=RXxwcEWL-P4

2 - Deau – Basta Acreditares
É certo que não é um tema nunca antes falado numa música de rap nacional, mas Deau consegue levar esta música para outro nível com a qualidade das rimas empregues nesta música. Uma injecção de força e motivação para todos os que ambicionam algo na sua vida!
O tema é produzido por D-One e faz parte do grande álbum lançado em Janeiro de nome “RetiEssências”.
http://www.youtube.com/watch?v=o9tYPYY2gN0&feature=plcp

3 – Chullage – R.A.P.
O álbum “Rapressão” de Chullage lançado este ano, é sem dúvida mais um marco na história do rap do nosso país. É um álbum gratuito lançado pela Optimus Discos que deveria fazer parte da playlist de todos os amantes da cultura Hip-Hop do nosso país.
O tema “R.A.P.” não é mais do que um motivo para todos termos orgulho do rap feito no nosso país e é, para mim, das melhores músicas de sempre de rap em português. Produzida por Quasi O.G.
http://www.youtube.com/watch?v=HXeCELG7-xw

4 – Jêpê – Aplausos de Quem me Ama
O tema que abre o EP de Jêpê e Raez “Soulmood, Soulfood, Soultudo Vol.1” tinha de fazer parte das minhas escolhas. Este é mais um projecto gratuito lançado este ano que vale a pena perder uns minutos com ele.
Esta música tem a participação de Zim e Simple, mas queria focar-me mais no primeiro verso que, na minha opinião, é algo que qualquer MC devia ter como referência. Deixo aqui ao Jêpê um aplauso de quem te ama como músico, pela dedicação e trabalho.
http://www.youtube.com/watch?v=wWA-BIKu74Y

5 – Spasm – Prova de Fogo (Feat. Haka)
O EP de Spasm foi um dos vários lançamentos feitos este ano pela No Karma, e também um dos melhores lançamentos feitos este ano na minha opinião. Podem fazer o download gratuito através do site oficial da editora. A música “Prova de Fogo” tem a participação de Haka e é a minha escolha para preferida do EP.
http://www.youtube.com/watch?v=AKnNAV5s0B0

6 – Kristo – For You
O primeiro tema da rubrica Illegal Tracks do site Illegal Promo é escrito e rimado por Kristo AKA Kristóman que é também 1/3 do grupo Tribruto. É produzido por Randy One (um dos finalistas da UBB realizada este ano). “For You”  a par do tema que saiu na mixtape oferecida no concerto no Campo Pequeno que ocorreu a semana passada (“O Próprio” também num beat de Randy One), são dois temas que colocam o MC de Loulé ao nível dos melhores do país.
http://www.youtube.com/watch?v=397qtl4c15s

7 – Kosmo e Malabá – Fim da Paciência
A mixtape “1º Caso Condenados ao Sucesso” foi dos trabalhos lançados este ano que mais me impressionou. Não esperava algo tão sólido neste projecto, confesso. O tema “Fim da Paciência” retrata a situação de grande parte dos rappers do nosso país e é a última música que compõe uma mixtape que tem vários temas já editados em formato de vídeo.
http://www.youtube.com/watch?v=szJcYqnxoCY

8 – Sir Scratch – Deixa-me em paz (Pt.2)
Queria mesmo que estivesse um tema do álbum “Em Nosso Nome” de Sir Scratch nesta lista. Gostei do álbum e até o considero dos melhores lançados este ano em Portugal.
“Deixa-me em Paz” foi a minha escolha por ter vídeo oficial, porque gosto mesmo do primeiro verso principalmente, devido às múltiplas referências feitas a pessoas ligadas ao movimento Hip-Hop desde há largos anos e porque é algo diferente do que estamos habituados a ouvir no panorama do rap nacional. O instrumental é de Madkutz que ainda vai aparecendo constantemente em alguns projectos com instrumentais de qualidade.
O álbum “Em Nosso Nome” está por todas as Fnac.
http://www.youtube.com/watch?v=ZFaaQjX1X7Y

9 – Capicua – Casa no Campo
O primeiro álbum de Capicua, homónimo, faz também parte dos projectos lançados pela Optimus Discos para download gratuito.
Foi talvez o projecto de rap nacional mais falado pelos media este ano, e também, na minha opinião, o com melhor aceitação por pessoas que menos ligação têm com música rap.
Devido a isso, decidi escolher um tema do álbum.. “Casa no Campo” é produzido por D-One e também baseado na música com o mesmo nome de Elis Regina.
 http://www.youtube.com/watch?v=bLhr0GavsZU

10 – Sacik Brow – True Love
Não foi o tema que me fez comprar a mixtape “Made In Ghetto” de Sacik Brow, mas como é uma boa música e das poucas que se encontram para audição no Youtube, decidi que era este que iria colocar nesta lista. Quem não ouviu a mixtape e gostou da música, pode sempre ainda possivelmente comprá-la ao próprio se ainda existirem cópias. É também um dos rappers que podem ouvir na mixtape “Contra-Cultura”, que foi oferecida no concerto do Valete no Campo-Pequeno.
http://www.youtube.com/watch?v=0n7Rb0G3Qz4

Relembro que os temas foram escolhidos com base na música que ouvi diariamente durante o ano que passou. O que significa que é normal que existam músicas que vos digam mais do que estas que falei aqui e que na vossa opinião mereciam estar nesta lista. Mas são estas as minhas escolhas. Obrigado a quem dedicou tempo a ler este post.

João Moura

Sem comentários: